sábado, 3 de abril de 2010

Sempre aprendendo - 31/07/2009

Sou uma eterna curiosa... tenho interesse por muitas coisas, pelos mais variados temas e adoro ler a respeito de tudo... A língua portuguesa me fascina... em nome desse amor escolhi minha graduação, sou formada em Letras (Licenciatura plena) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Sou também professora de Língua Portuguesa por esse motivo... Leio regularmente, escrevo com a mesma frequência, seja em diários, blogs, e-mails... às vezes escrevo por escrever... já cansei de preencher páginas e mais páginas emendando conversas que ouço na televisão... fazia isso no carro quando era criança e ia com a família para a praia... era legal ler depois e ver quantas coisas engraçadas surgiam quando se emendavam as conversas...

Ainda pequena, achava o máximo as palavras engraçadas que meus avós utilizavam para descrever as coisas e situações, como por exemplo: Bezuntar (passar o protetor solar ou um creme qualquer), Churrio, andaço ou desarranjo (Diarréia), Fatiota (roupa), entre tantas outras... Cheguei até a criar um dicionário com essas expressões. O interessante era descobrir que muitas daquelas palavras constavam no dicionário, apenas eram pouco usadas... eram resquícios de uma língua em constante mudança...

Outra coisa que tenho costume de fazer é procurar palavras aleatoriamente no dicionário para melhorar o vocabulário. Semana passada vi meu filho lendo o meu "Aurelião" e me surgiu uma idéia. Achei que seria interessante escrever aqui no blog as palavras que escolho com o intuito de conhecer novos significados. É uma sugestão de atividade bastante interessante que as pessoas deveriam fazer. As palavras de hoje são as seguintes:

Catitice: Elegância no trajar; catitismo.

Catiripapo: Golpe ou empurrão rápido e leve.
Fateixa: Gancho ou arpão com que se tiram objetos do fundo do mar.

By Ieia

Nenhum comentário:

Postar um comentário