quarta-feira, 28 de abril de 2010

Dia da Educação


A Educação...

O que comemorar no dia da Educação?
O maior incentivo financeiro dado às escolas da rede pública?
Com certeza!
Mas o incentivo financeiro, sem um acompanhamento organizacional adequado, é insuficiente.É preciso não somente dar o peixe, mas ensinar a pescar!

A quase totalidade dos alunos em idade escolar dentro da escola?
Com certeza!
Mas em que condições? Com salas lotadas, condições de higiene precárias, falta de espaço adequado, sem falar no descaso existente mesmo dentro das instituições.

O aumento do número de professores com formação adequada dentro da escola?
Com certeza!
Mas ainda é pouco. Os cursos de licenciatura ainda parecem não terem descoberto a fórmula de sucesso (teoria+prática) e continuam insistindo no ensino tradicional, tão criticado como método.

Essas questões são apenas algumas das que tem relevância, mas não é possível ignorar que nunca se falou tanto em educação. A discussão é o primeiro passo para a transformação!

É preciso comemorar a evolução da educação através dos tempos, a forma com que atinge um número cada vez crescente de pessoas, em todas as idade, porque a educação é uma preocupação social e quem não teve como estudar em tempo hábil, encontra sempre espaço para aprender. Isso é positivo!

Que o dia da educação seja usado para se pensar a educação e pra refletir de que forma é possível contribuir para o crescimento e melhoria da condição social mais importante a que todos têm direito.

Ieia

Um comentário:

  1. É pura verdade, a educação está muito longe de ser ideal, como muitos tentam nos fazer acreditar. Tem evolução? É claro! Ainda bem. Mas ainda existe um longo caminho pela frente.

    Beijinho.

    ResponderExcluir